Advogado, diretor do Ciesp e ex-presidente do Camps, terá como missão principal fomentar projetos como Porto-Indústria
O advogado Elias Francisco da Silva Júnior, de 41 anos, é o novo secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos. Sua nomeação ocorreu ontem e estará publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município.
Elias Júnior substitui Bruno Orlandi, que pediu exoneração e deixou o cargo, na quinta-feira passada, para retomar o mandato na Câmara de Santos. Orlandi é pré-candidato à reeleição pelo PSD e precisava se desincompatibilizar do cargo no Executivo.
O prefeito Rogério Santos (Republicanos) afirma esperar que o novo titular use seus conhecimentos para a continuidade do desenvolvimento de projetos como o Porto-Indústria, considerado pelo chefe do Executivo “o grande desafio” no segmento.
“Há a possibilidade de termos uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação). É a característica do Elias, que esteve no conselho de várias empresas ligadas do Porto. Esta é a missão que dei a ele (de levar adiante o Porto-Indústria)”, diz o prefeito, que cita a pretensão de “fomentar a vinda de empresas e a geração de empregos”.
O chefe do Executivo espera que o estímulo e a concretização de uma relação mais próxima entre atividades portuárias e industriais leve à abertura de empregos na Cidade. Um dos campos nos quais há interesse é o de “produção de tecnologia”, levando em consideração a relação existente entre várias secretarias e a finalidade do Parque Tecnológico de Santos, instalado na Vila Nova.
“(O Parque) Também interfere na Economia Criativa, em uma indústria nova, verde, com desenvolvimento de projetos e processos. Como exemplos, há drones subaquáticos (embarcações não tripuladas de pequeno porte, tanto na superfície da água quanto submersas) para batimetria (medição de profundidades abaixo d’água) como para o combate ao tráfico de drogas”, exemplifica o prefeito santista.
Experiência
O novo secretário levará ao primeiro escalão da Prefeitura 20 anos de experiência como advogado. Deles, dez no setor portuário, para o qual prestou advocacia nos setores contencioso e regulatório, e cinco em indústrias, para as quais também atuou na área do Direito e tem exercido a diretoria Jurídica do Centro das Indústrias do Estado (Ciesp) em nível estadual.
Elias Júnior também foi presidente do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps) entre 2016 e 2020 e vice-presidente de 2020 a este ano. Ele permanece como voluntário na instituição, onde ocupa o cargo de diretor de Relações Institucionais.
O Camps, existente desde 1967 na Cidade, já formou mais de 120 mil aprendizes para encaminhamento ao mercado de trabalho. Mantém, hoje, convênios com cerca de 200 empresas e órgãos públicos, nos quais, de acordo com a entidade, atuam hoje mais de 900 jovens. “O Camps é meu projeto do coração. Continuo como voluntário”, diz o secretário de Assuntos Portuários e Emprego.
Fonte: A Tribuna