A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) participou da programação da Semana do Comércio, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.
O tema central do dia foi “Desenvolvimento de Sindicatos e Relações Sindicais”, reunindo representantes de federações e sindicatos de todo o país para o compartilhamento de experiências, estratégias e iniciativas voltadas ao fortalecimento do sistema sindical.
Durante o encontro, o presidente da Feaduaneiros, José Carlos Raposo Barbosa, apresentou a boa prática “Feira de Negócios: oportunidade para sindicatos”, um case de sucesso inspirado na participação da Federação na Intermodal South America, o maior evento de logística e comércio exterior da América Latina.
Feaduaneiros como destaque na Intermodal
Na edição mais recente da Intermodal, a Feaduaneiros teve uma atuação expressiva:
O evento recebeu aproximadamente 50 mil visitantes, um crescimento de 15% em relação a 2024;
Contou com mais de 500 expositores, consolidando-se como a principal plataforma de negócios da logística na América Latina;
O estande da Feaduaneiros atraiu mais de 8.500 visitantes, tornando-se um ponto de referência e diálogo institucional durante o evento.
A presença da Federação foi marcada por importantes articulações institucionais, com representantes de órgãos e entidades fundamentais para o ecossistema do comércio exterior, como a Receita Federal do Brasil (RFB), MDIC/Secex, Suframa, Anvisa, Fecomércio SP, Fecomércio PI, Porto Imetame, entre outros.
O evento também contou com a participação do Sesc e Senac, reforçando a integração entre as instituições que compõem o Sistema CNC.
Integração e fortalecimento
Durante sua apresentação na Semana do Comércio, o presidente José Carlos Raposo Barbosa destacou que o projeto da Feaduaneiros demonstra como iniciativas sindicais podem se transformar em plataformas de relacionamento e desenvolvimento, gerando visibilidade, oportunidades e fortalecimento das entidades representadas.
A Feaduaneiros reforça, assim, seu compromisso com a inovação, o diálogo institucional e o fortalecimento das entidades sindicais, posicionando-se como uma referência nacional no comércio exterior e um elo essencial entre os despachantes aduaneiros e o setor produtivo.